TAMPA & ST. PETERSBURG, Florida, USA – Family trip

O estado americano da Flórida é conhecido mundialmente pelos parques temáticos de Orlando e a agitação de Miami, mas existem diversos outros destinos na Florida que merecem ser conhecidos, principalmente quando se trata de viagens em família.

As cidades adjacentes de Tampa e St. Petersburg tem muito a oferecer para quem quer fugir dos circuitos dos parques em Orlando e ainda assim ter o máximo de diversão em família. Ou ainda se houver alguns dias extras após visitar os parques na Flórida e quiser conhecer um destino diferente, esse roteiro foi feito para você.

Organizamos as nossas sugestões de passeios em formato de roteiro e concentramos os pontos mais importantes (passando sempre pela aprovação das crianças) em quatro dias de acordo com experiências de quem já viajou para Tampa e St. Petersburg em família. Você pode adicionar mais dias na sua estadia, visitar pontos que não citamos ou passar mais tempo em cada local, o que vale é que a experiência seja inesquecível para toda a família.

Dia 1

Recomendamos a hospedagem em St. Petersburg, que possui diversos hotéis preparados para receber famílias, além de ser próximo de diversas atrações recomendadas no roteiro. Além disso, é necessária a locação de um veículo que facilitará a mobilidade até os pontos de visitação que serão citados adiante.

Comece o dia pelo Tampa Zoo at Lowry Park que abriga mais de 1300 animais e é famoso por ter um dos mais belos cenários zoológicos tropicais do mundo. O zoo se caracteriza também por ter o grupo mais diversificado de animais e vida selvagem da Flórida em todo o mundo..

Comece a visita pelo setor mais antigo do zoo, os Jardins Asiáticos, lar de tigres malaios, rinocerontes indianos, dragões de Komodo, ursos e até mesmo um aviário com tema indonésio.

Em seguida, visite o Florida Wildlife Center, uma exposição que se estende por quase 800 metros e inclui espécies norte-americanas e nativas da América Central como ursos negros norte-americanos, lobos vermelhos e diversos outros animais. Ainda no mesmo espaço, existe um centro aquático com tubarões, enguias e cavalos marinhos, além de cobras e outros répteis e anfíbios.

Logo após, o Primate World é uma exposição do zoo dedicada especialmente aos primatas como chimpanzés, orangotangos e micos-leões-dourados com seus habitats sendo interconectados por um sistema de cachoeiras rochosas e canais por toda a exposição.

Dando continuidade a visita, não deixe de visitar o Wallaroo, um pequeno pedaço da Austrália em plena Flórida. O espaço foi projetado em 2012 para ser uma área familiar, contendo a exposição de animais como coalas, cangurus e outros animais originários da Austrália, junto com o Splash Pad que é um espaço onde as crianças se refrescam em dias quentes graças as fontes de água do espaço e o The Overland Express que é um passeio de trem por toda a área do Wallaroo, além de conter estrutura como fraldários, sanitários e restaurantes.

Após a breve passagem pela Austrália, não deixe de fazer uma breve viagem às savanas africanas com o Expedition Africa. O tour guiado em um tipo de bonde aberto nas laterais permite que o visitante observe os bastidores dos viveiros dos animais como elefantes africanos por exemplo.

Também não deixe de conhecer os aviários do parque, principalmente o Main Aviary, cercado por diversas plantas que dá a impressão de experiência selvagem enquanto os visitantes observam tucanos, cegonhas, garças e outras aves que convivem em harmonia com outros animais que habitam o espaço, como o bicho-preguiça por exemplo.

Ainda sobre as aves, não deixe de conferir o Birds of Prey Show, uma experiência interativa que oferece aos visitantes a oportunidade de conviver no mesmo espaço que diversas aves, inclusive algumas ameaçadas de extinção. A equipe de cuidadores desses animais está disponível para esclarecer as dúvidas dos visitantes a respeito dos animais.

Se em algum momento da visita as crianças quiserem fazer algo diferente, não será necessário sair do Zoo. Existem duas montanhas russas, que atendem desde as crianças menores até adolescentes e adultos, um carrossel e até mesmo um brinquedo aquático, ideal para dias quentes.

Ainda existe a possibilidade de tours privados com visitas aos bastidores do zoo e encontro com alguns dos animais como o Giraffe Meet & Greet que permite que o visitante tenha alguns momentos como cuidador desses animais e o Koala Photo Encounter onde os visitantes podem se aproximar o suficiente para ter uma bela foto com os adoráveis coalas.

Almoce dentro do Zoo, existem inúmeras opções de alimentação e todos precisam estar bem alimentados para as aventuras que vem a seguir.

Após deixar o Zoo para trás, siga até o Glazer Children’s Museum, o museu criado especialmente para as crianças em Tampa. O Museu tem aproximadamente 5.000 metros quadrados e oferece 170 experiências práticas em 17 áreas temáticas. O intuito do museu é trazer um aprendizado para os pequenos através de interações com situações do cotidiano enquanto se divertem.

Entre as exposições mais lúdicas está o Artsmart onde as crianças podem liberar seu lado artístico e o Forts onde os pequenos podem fazer uma construção com lençóis e travesseiros e criar um ambiente de leitura feito por eles mesmos.

Também existem atrações mais educativas como o Central Bank onde as crianças podem aprender a ganhar e economizar dinheiro com atividades simples de matemática e depois gastar o dinheiro para lançar um foguete ou iluminar a prefeitura. O Engineers’ Workshop é oficina ideal para jovens inventores onde eles podem criar uma rota de trem em Tampa Bay ou uma construção com blocos e Legos gigantes. Na Fazenda, jovens agricultores são convidados a ser jardineiros ou ajudar a cuidar da fazenda, pois podem ordenhar uma vaca, andar de trator, brincar com fantoches de animais e cuidar das galinhas no galinheiro.

No Firehouse, as crianças vivenciam a vida de um bombeiro enquanto salvam o dia em um mini quartel. Eles colocam o equipamento de segurança e deslizam pelo poste do bombeiro, podendo até mesmo simular dirigir um caminhão de bombeiros pelas ruas de Tampa Bay, tocando a sirene e acendendo as luzes. No KidsPort os pequenos exploram um lençol freático enquanto navegam com navios de carga e serem capitães ou engenheiros durante o aprendizado de como a água se move.

Ainda há o Light Cloud, onde os pequenos têm contato com a tecnologia e criam uma obra de arte tecnológica através de sensores de toques. Eles aprendem sobre a mistura de cores das luzes e os sons através da atração. No Publix, as crianças tem uma experiência de poder ter autonomia em relação as compras no mercado onde também podem realizar tarefas como reabastecer as prateleiras ou ficar no caixa enquanto interagem com outras crianças.

Para os mais desinibidos, o Twinkle Stars Theatre oferece a oportunidade dos pequenos artistas se apresentarem para os pais com direito a figurino, efeitos sonoros e iluminação. É importante que eles tenham conhecimentos de inglês para poderem compreender as instruções dos instrutores e das outras crianças que eles terão de interagir.

Para encerrar o primeiro dia de aventuras, vá ao Park Shore Grill e tenha um excelente jantar com os pratos oferecidos por eles, com opções que vão de de massas a ostras.

Dia 2

Para ter um dia de descanso no meio do roteiro, vá para Clearwater Beach descansar no segundo dia da viagem.

Clearwater Beach foi eleita a melhor praia dos Estados Unidos e você descobre isso logo que chega. A praia tem sido constantemente classificada como a melhor praia por várias organizações e conquistou uma reputação como um destino de férias ideal para pessoas de todas as idades. De famílias a grupos de amigos, todos encontram seu lugar nesse belo espaço.

Seja na faixa de areia tomando sol ou em uma caminhada pelo calçadão, você certamente conseguirá relaxar na praia.

Se quiser fazer uma atividade diferente, faça um passeio de lancha e vá até alto mar onde é possível ver golfinhos em seu habitat natural, além de ter uma outra visão da bela praia.

Se após esse passeio for hora do almoço, não deixe de ir até a Blinkers Beachside, uma steakhouse que oferece uma excelente costela com molho barbecue.

Para manter o clima aquático, vá ao Clearwater Marine Aquarium e vivencie uma das experiências mais marcantes com golfinhos de toda a Flórida, já que o aquário também foi set de filmagens para o filme Winter o Golfinho, e a estrela do filme vive lá até hoje.

Winter e Hope estão na Winter Zone, um tanque exclusivo para eles que está aberto durante todo o dia. O Dolphin Terrace abriga o golfinho Nicholas, resgatado do Atlântico e outros vários animais que estavam em situação de vulnerabilidade e hoje estão se recuperando no aquário. Não deixe de tirar uma foto da praia enquanto estiver no terraço, a vista é belíssima.

Além dos golfinhos, existem tanques para tartarugas, pelicanos, lontras, arraias e até mesmo um tubarão.

Ainda existe a opção de fazer um cruzeiro por toda Clearwater Bay onde é possível ver a vida selvagem enquanto se aprende sobre membros da população local de golfinhos, técnicas usadas para identificá-los e comportamento dos golfinhos. Tudo isso quando se desfruta da paisagem deslumbrante ao redor.

Duas horas antes do entardecer, vá ao Pier 60 e participe do Sunset at Pier 60, um festival de celebração ao pôr do sol que começa duas horas antes e termina duas horas após o anoitecer. Ali se encontram barraquinhas de artesanato, apresentações artísticas e é simplesmente imperdível. O pôr do sol é de tirar o fôlego. Se você fizer a sua visita numa sexta ou sábado, ainda pode participar do Sunset Cinema, uma sessão gratuita que acontece sob as estrelas.

Para jantar, não deixe de ir ao The Salty Crab Bar & Grill North Beach que oferece ótimas opções de frutos do mar e é uma excelente forma de encerrar o segundo dia do roteiro.

 

Dia 3

Para começar o terceiro  dia, vá ao The Dalí Musuem, a maior coleção do pintor espanhol Salvador Dalí fora da Europa.

O Museu Dalí original foi inaugurado em São Petersburgo em 1982 e o impressionante novo edifício foi inaugurado em 2011. Projetado pelo arquiteto Yann Weymouth, da HOK, combina o racional com o fantástico: um retângulo simples com paredes grossas de 18 polegadas à prova de furacões, das quais explode uma grande bolha de vidro de forma livre conhecida como “enigma”. O Enigma, que é composto por 1.062 pedaços triangulares de vidro, tem 75 pés no ponto mais alto, uma homenagem do século XXI à cúpula que adorna o museu de Dalí na Espanha. No interior, o Museu abriga outra característica arquitetônica única – uma escada helicoidal – lembrando a obsessão de Dalí pelas espirais e a dupla forma helicoidal da molécula de DNA.

O interior do museu é tão impressionante quanto o interior: sete das dezoito obras primas de Salvador Dalí encontram-se no museu. O acervo faz parte da coleção privada da família Morse, descendentes dos empresários americanos que eram próximos do pintor e de sua esposa, Gala. O casal Morse investiu por muitos anos na aquisição das obras e as expôs na em sua casa até o ano de 1971, quando alcançaram o número de 200 obras e resolveram que as pinturas precisavam de um espaço só para elas. A coleção ficou durante anos exposta em um galpão da Marinha em St. Petersburg e hoje tem seu próprio museu.

Uma obra que chama bastante atenção e talvez seja o quadro mais procurado do museu é o: Gala Contemplating the Mediterranean Sea which at Twenty Meters Becomes the Portrait of Abraham Lincoln-Homage to Rothko (Gala Contemplando o Oceano Mediterrâneo que a vinte metros se torna o retrato de Abraham Lincoln-Homenagem a Rothko).

A obra é autoexplicativa: quando se está perto da pintura se vê a silhueta de uma mulher contemplando o oceano e conforme você vai se afastando é possível ver a silhueta do presidente americano Abraham Lincoln.

Após a visita ao museu, fique na região mais um pouco, pois logo ao lado da atração existe o Albert Whitted Playground, um ótimo local para descansar e apreciar a paisagem. O parque inclui um playground, abrigos de piquenique cobertos e uma passarela, tornando-o um ótimo lugar para aproveitar a tarde.

Em seguida, caminhe pelo Waterfront e faça algumas paradas durante a caminhada. A primeira é no Pioneer Park que recebeu o nome em homenagem aos indivíduos que ajudaram a fundar a cidade. Os nomes estão eternizados em um marco no centro do parque. É muito agradável caminhar entre as árvores, além da bela vista que oferece da baía.

Depois, não deixe de passar pelo South Strab Park que oferece trilhas com uma vista panorâmica da baía. Abriga também uma bela fonte de água.

Siga até o North Straub Park, um outro parque que também oferece vistas para a baía e é pet friendly, então prepare-se para ver vários cães passeando pelo parque. Além disso, também há faixas para ciclistas.

Para o almoço, não deixe de conferir alguns dos pratos do Sea Salt que oferece ótimas massas com frutos do mar frescos.

Após o almoço, siga para a próxima atração, o Chihuly Collection.

O Chihuly Collection é uma galeria que expõe os trabalhos em vidro do artista Dale Chihuly e além da galeria de St. Petersburg ele também possui uma outra galeria em Seattle, além de ter seus trabalhos expostos em museus renomados como o Metropolitan Museum of Art de New York e o Museu do Louvre em Paris.

A Chihuly Collection expõe uma coleção incrível do artista que se tornou famoso no mundo todo por seus fantásticos trabalhos de arte contemporânea em vidro, como a instalações Ruby Red Icicle Chandelier, Macchia, Ikebana, Persians e Tumbleweeds. Os espaços foram projetados particularmente para que pudessem complementar cada instalação, o que causa experiências visuais excepcionais aos visitantes que conhecem a Chihuly Collection.

O visitante pode fotografar à vontade no local e ainda levar de recordação alguma obra da loja da galeria. Pelo fato de se tornar lúdica por conta da forma e das cores das obras, é um passeio que certamente agradará as crianças.

Se você quiser viver uma experiência ainda mais imersiva, além de visitar a galeria, um passeio muito interessante é ver ao vivo como são feitos os trabalhos em arte no vidro, no Morean Glass Studio & Hot Shop que fica a cerca de 1,5 km da Chihuly Collection. Lá existe a possibilidade de você mesmo fazer uma obra de arte em vidro.

Em seguida, vá em direção ao Sunken Gardens, um paraíso botânico no meio de uma cidade movimentada. Como o museu vivo mais antigo de St. Petersburg, este jardim de 100 anos abriga algumas das mais antigas plantas tropicais da região.

Descontraia-se ao passear por caminhos sinuosos, com plantas exóticas de todo o mundo. Explore cachoeiras em cascata, belos jardins de demonstração, mais de 50.000 plantas tropicais e flores..

Após a visita, siga para Fort de Soto, uma das mais belas praias da Flórida.  Este parque municipal é muito elogiado, abrange cinco ilhas e 4,6 km² no Golfo do México e na Baía de Tampa. A praia de areia e água cristalina é o local perfeito para ver o por do sol na região.

É o melhor local para passar o final da terceira tarde na Flórida. Para o jantar, vá ao 400 Beach Seafood and Taphouse no Waterfront e tenha um excelente jantar com frutos do mar enquanto se delicia com a vista privilegiada de Tampa Bay.

 

Dia 4

O último  dia do roteiro vai ser baseado em no mundialmente famoso parque temático Busch Gardens, localizado em Tampa.

O Busch Gardens, além de conhecido mundialmente por ser o parque temático das montanhas russas radicais, é também um dos maiores zoológico dos Estados Unidos, contendo mais de 200 espécies de animais.

Como já foi visitado recentemente o zoológico de Tampa, sugerimos uma rápida visita aos animais pela manhã. Uma forma de ter uma experiência diferenciada é participar de um dos encontros com os animais que o parque oferece. De rinocerontes a bichos preguiça é possível tornar esses encontros realidade. Além disso, é possível realizar um safari por uma área de mais de 260 mil metros quadrados com girafas ou fazer um insider tour pelos habitats de elefantes, pinguins, tartarugas, gorilas e até mesmo um tigre.

Agora se você tem a intenção de ter uma experiência mais radical durante a sua estadia na Flórida, o Busch Gardens é o local perfeito para isso. Desde a Tigris, a montanha russa mais alta da Flórida, até a Air Grover, uma versão de aventura mais moderada para crianças menores, o parque oferece opções para todos os gostos.

Ainda existem as super radicais Montu, a maior montanha russa de inversões da Flórida contando sete inversões e um loop vertical de sete metros e a Cheetah Hunt, eleita como a atração mais emocionante do parque, que faz lançamentos dos visitantes a mais de 40 metros de altura do chão. Além dessas atrações, está previsto para 2020 a inauguração da Iron Gwazi, a nova montanha russa do parque que possui uma queda de 91 graus e que pode chegar até 126 quilômetros por hora.

Os pequenos também certamente irão se divertir muito no Treetop Trails, uma área onde as crianças têm acesso a redes de escalada, labirintos, pontes, tubos e muito mais concentrados em três andares, que é diversão garantida. Além disso, ao lado existe uma área de recreação aquática perfeita para os dias mais quentes.

Se a sua família preferir aventuras longe das alturas, não deixe de conferir o Congo River Rapids, uma expedição de rafting onde a regra é sair o mais molhado possível, ainda mais porque os outros visitantes do parque podem contribuir para isso já que durante o trajeto existem vários pontos onde se pode molhar quem está nos barcos.

O Stanley Falls Flume também é uma aventura aquática, ideal para crianças menores que ainda não podem ir ao Congo River Rapids. O passeio começa com o visitante entrando em um tronco de madeira que vai indo com a água através de uma selva exuberante antes de mergulhar em direção a um mergulho final de 10 metros. É diversão garantida!

Se o dia da sua visita não for o ideal para se molhar, ainda existem ótimas opções para se divertir. O Skyride oferece belas vistas das montanhas-russas e dos animais enquanto o visitante atravessa o parque no conforto do teleférico Skyride. Esteja você se maravilhando com os animais, criando seu plano para aproveitar o máximo possível das montanhas russas do parque ou simplesmente relaxando a 15 metros, o Skyride é a melhor opção para que você possa ter a melhor vista do parque.

O Serengeti Express Train é uma das melhores maneiras de apreciar a beleza e a escala de tirar o fôlego do Serengeti Plain. Com paradas nas regiões do parque nomeadas de Congo, Nairóbi e Stanleyville, este relaxante passeio de trem oferece uma excelente vista de nossos grandes rebanhos de animais africanos, incluindo girafa, zebra, antílope, avestruz e muito mais.

Se ainda com todas essas opções você estiver sentindo falta de mais alguma coisa, você pode aproveitar os espetáculos oferecidos no teatro. Um que você certamente não pode perder é o Turn it Up! Um show internacionalmente premiado que celebra a patinação no gelo através de performances aéreas e coreografias vibrantes.

Como certamente você estará entretido o dia todo no parque, faça o almoço e o jantar no Busch Gardens antes de retornar para o hotel e já sentir saudade da sua viagem em Tampa e St. Petersburg.