ATLANTA, Georgia, USA – Family trip

Atlanta Aquario

Atlanta pode ter suas raízes na história da Guerra Civil americana, mas hoje é uma metrópole próspera e de fácil acesso, graças ao aeroporto mais movimentado do mundo. Atlanta também tem muito a oferecer aos visitantes mais novos.

A rica história de Atlanta, suas inúmeras atrações culturais e o amor por parques significam que a cidade é ideal para pessoas de qualquer idade, em especial as crianças.

Há opções para quem prefere atividades ao ar livre, para quem gosta de visitar museus e para quem só quer se divertir. Outro ponto positivo da cidade é que não há realmente uma estação ruim para aproveitar Atlanta ao ar livre, já que os invernos tendem a ser mais amenos assim proporcionando a opção de visitar a cidade em qualquer época do ano.

Organizamos as nossas sugestões de passeios em formato de roteiro e concentramos os pontos mais importantes (passando sempre pela aprovação das crianças) em três dias de acordo com experiências de quem já viajou para Atlanta em família. Você pode adicionar mais dias na sua estadia, visitar pontos que não citamos ou passar mais tempo em cada local, o que vale é que a experiência seja inesquecível para toda a família. Além disso, ao alugar um carro Atlanta fica a poucas horas de distância de outros destinos espetaculares, como Savannah e Charleston. Mas isso fica para outro artigo…

Dia 1

Recomendamos a hospedagem na região de Buckhead, que é um dos bairros mais familiares de Atlanta. Existem diversas opções de hospedagem, para todos os bolsos e gostos. . A região possui dois shoppings excelentes, o Square Lenox e o Phipps Plaza, além de diversos restaurantes, teatros e várias outras opções de entretenimento.

Aproveitando a deixa, é no Square Lenox que vai acontecer o ponto de partida do roteiro. O Legoland Discovery Center Atlanta, um parque indoor inspirado no universo Lego que contém um cinema 4D, uma zona de construção e teste Lego Racers onde as crianças podem construir e testar os carros na pista e montar torres em uma mesa de simulação de terremotos.  Se as crianças forem menores, também há opção para elas se divertirem dentro do parque: o Duplo Village, com seus blocos grandes e coloridos, que torna a diversão mais segura para as crianças menores. O parque abre as 11 da manhã de segunda a sábado e no domingo ao meio dia.

Após o passeio, é hora de recarregar as energias no almoço. Dentro do próprio Square Lenox em Buckhead existem diversas opções de alimentação para agradar todos os gostos. Depois de ter as energias restauradas é o momento de conhecer um dos pontos turísticos mais famosos de Atlanta: o Georgia Aquarium.

Um dos principais aquários do mundo, o imponente Georgia Aquarium é certamente um ponto alto de qualquer visitante à cidade.  Além dos mais de 100 mil animais de 500 espécies diferentes que vivem no espaço, destacamos o Cold Water Quest, onde é possível observar as baleias Beluga em um tanque gigante; o River Scout onde ficam os animais encontrados nos rios da África, América do Sul e Ásia, incluindo espécies brasileiras e o jacaré albino; o Tropical Diver que é uma observação de um recife de corais gigantes que se assemelha muito a uma obra de arte expressionista e por fim, o maior tanque de todos, o Ocean Voyager que é a impressionante residência dos tubarões baleia.

Além de todos os tanques, o aquário oferece diversas outras opções de entretenimento para a família toda. Os visitantes podem explorar o touch pool, um tanque onde é possível tocar anêmonas, estrelas do mar e ouriços, as crianças adoram. Outras opções muito procuradas são os encontros com os animais onde os visitantes podem tocar e alimentar golfinhos, pinguins, lontras, leões marinhos e como a maior estrela desse tipo de interação, os visitantes podem entrar no tanque junto com as belugas. Todas essas atividades são supervisionadas por instrutores que também estarão no tanque e se as crianças tiverem menos de 15 anos, pelo menos um dos responsáveis deve entrar junto no tanque.

Também há a opção de fazer o tour Behind The Scenes “The Aquarium” inspirado no programa do canal Animal Planet que contava os bastidores da estrutura do aquário e o dia a dia dos animais dentro e fora dos horários de visitação ao público. Para os pequenos que são curiosos e gostariam de conhecer outras partes do aquário como a sala de filtragem dos milhões de litros de água que passam por ali diariamente, visitar as instalações veterinárias e ver alguns animais em recuperação e até mesmo poder observar os tanques sob uma nova perspectiva, vendo tudo de cima, pode ser o passeio perfeito, desde que os pequenos tenham muito bom nível de compreensão do idioma inglês.

E como se não bastasse, ainda dentro do complexo do aquário existe uma programação de shows para todos os gostos. A mais famosa de todas é sem dúvida a Dolphin Presentation, onde golfinhos treinados dão literalmente um show com seus treinadores, é muito impressionante ver a interação entre os animais e os profissionais. O Waddle Walk também é muito popular, todos adoram ver os pinguins correndo dos treinadores ao mesmo tempo que o público pode aprender mais sobre a espécie. Uma outra opção famosa é o Virtual Reality Simulator onde os visitantes colocam óculos VR e podem visualizar a incrível vida marinha pré histórica, podem nadar junto com uma gigante tartaruga marinha e conhecer um dinossauro, tudo isso potencializado pela tecnologia através de sensores de movimento que enriquecem a experiência.

Além de tudo isso existem eventos sazonais, então sempre vale a pena dar uma olhada na programação do aquário antes de planejar a sua viagem e garantir uma experiência memorável para toda a família.

Passada toda a experiência aquática, é o momento de partir para mais um ponto turístico emblemático de Atlanta: World of Coca-Cola.

O museu interativo é dedicado a história da marca, com uma série de exibições de peças memoráveis que contam a evolução da Coca-Cola como um todo e sua ascensão até se tornar o refrigerante mais consumido no mundo.

Além disso, há diversas outras opções de entretenimento dentro do museu, um cinema 4D, uma exposição de todos os layouts e designs que as embalagens foram sofrendo ao longo dos anos, uma linha de produção construída especialmente para o museu onde os visitantes podem ver o envase da bebida e o cofre onde é guardada a famosa receita da Coca-Cola, que até o museu ser inaugurado era guardado em um banco. Mas o ponto mais procurado do Museu é ao final, uma sala de degustação ilimitada de dezenas de sabores de refrigerantes do mundo inteiro, separadas por Continentes e Países. Ou se preferir, você mesmo pode misturar diversos sabores, criar e provar seu próprio refrigerante. É uma opção divertida para encerrar o dia.

Dia 2

Para iniciar o segundo dia em Atlanta com a família a recomendação é ir direto para o Zoo Atlanta.

O zoológico foi aberto em 1889 e segue até hoje em operação, sendo um dos mais antigos do país e ganhou notoriedade principalmente por ser uma das quatro instituições que abrigam pandas gigantes em todo os Estados Unidos.

Os visitantes também tem a possibilidade de ver os pandas e inúmeros outros animais como gorilas, flamingos, inúmeras espécies de répteis e até animais ameaçados de extinção e que tem como habitat natural o Brasil, como o mico leão dourado.

Além da visitação aos animais, o Zoo oferece várias outras experiências aos visitantes como por exemplo os Wild Encounters, onde você pode você pode alimentar animais como um elefante, a tartaruga aldabra, os pandas gigantes e até mesmo um leão. O visitante entra no habitat do animal no zoológico acompanhado de um instrutor e apesar de não ser permitido tocar nos animais, é permitido alimentá-los através das barras de segurança.

Se você prefere atividades mais tranquilas, não tem problema, você vai encontrar diversão no Zoo. Existem opções de arvorismo, diversos playgrounds, uma caça ao tesouro em família, o tradicional Zoo Train que dá uma volta pelo zoológico e se você estiver visitando Atlanta no verão, existe até um pequeno parque com fontes para os pequenos se refrescarem nos dias quentes da cidade.

Depois de passadas as aventuras no Zoo, é hora de conhecer um ponto turístico indispensável de Atlanta, o Ponce City Market. Construído em um antigo depósito enorme da varejista Sears, sua arquitetura é impressionante e o espaço conta com excelentes restaurantes, cervejarias, algumas lojas de vestuário de moda e opções de entretenimento, incluindo até um minigolfe.

Após almoçar no Ponce City Market, um ótimo passeio para esticar as pernas é caminhar no Beltline. Construído sobre uma antiga linha de trem, com bela vista para a cidade, a comparação com o Highline de New York é inevitável. Sugerimos começar logo na saída do Ponce City Market, e após uns 30 minutos, iniciar o retorno pelo mesmo caminho.

Para encerrar o segundo dia em Atlanta com mais diversão para as crianças, é hora de visitar o Imagine It! The Children´s Museum of Atlanta. Na realidade, é mais uma brinquedoteca muito bem elaborada com diversos brinquedos desenvolvidos do que um museu mesmo.

É um espaço muito lúdico, onde as crianças podem aprender o ciclo de produção dos alimentos enquanto se divertem, por exemplo. O Fundamentally Food, o espaço mencionado anteriormente é uma das exposições permanentes juntamente com o Tools for Solutions onde os pequenos podem operar uma empilhadeira, brincar com trens, construir casas e até cuidar de uma horta e se o seu filho tiver um lado artístico e precisar extravasar, o Let Your Creativity Flow é o local onde isso pode acontecer. Eles podem rabiscar as paredes, criar esculturas, brincar no tanque de areia, dançar e se apresentar no teatro.

O museu é uma excelente opção para crianças de 3 a 10 anos, se a faixa etária das crianças for muito maior ou menor que essa eles provavelmente não irão aproveitar tanto assim a experiência.

Dia 3

Após todas as aventuras dos dias anteriores, é o momento de conhecer o Fernbank Museum of Natural History, museu inaugurado em 1992, uma das dez maiores exposições sobre dinossauros do mundo e ainda é cercado por mais de 300 mil metros quadrados de área verde da Fernbank Forest.

A exposição já começa do lado externo do museu com a Dinosaur Plaza              com uma família dinossauro (uma espécie de hadrossauros conhecida como Lophorhothon atopus) que já viveu na região onde hoje é a Georgia.

O museu tem três andares divididos em exposições, auditórios, centros de atividades e um cinema IMAX.

A primeira coisa que qualquer visitante vê quando entra no átrio do museu ou a exposição permanente Giants of Mezozoic são os dois fósseis recriando uma cena ambientada na Patagônia argentina durante a era mesozoica, onde os maiores dinossauros do mundo viveram. A cena é constituída de um Argentinosaurus se defendendo do ataque de um Giganotosaurus, enquanto um rebanho de 21 Pterodaustro e três Anhanguera se espalham no ar em reação à comoção. É muito impressionante e encanta todos os visitantes pela grandiosidade dos fósseis.

Ainda existem diversas outras exposições permanentes como a Reflections of Culture que foi criado para mostrar as fascinantes semelhanças entre as culturas em todo o mundo e as diferentes maneiras de expressar informações culturais através do que as pessoas criam e vestem. O World of Shells é uma breve passagem pelo fundo do mar, a coleção concentra uma grande quantidade de conchas coletadas na costa da Georgia e em todo o mundo. O Fantastic Forces é a mais nova exibição do museu, onde os visitantes podem explorar combustão, aerodinâmica, tectônica de placas e muito mais. As atividades destacam a ciência de foguetes, tornados, terremotos, liquefação, raios, órbitas planetárias, gravidade, força centrípeta e diversas outras atividades da exposição.

Um dos destaques do museu também é o cinema IMAX onde diversos filmes sobre aspectos da vida natural podendo ir do fundo do mar ao fenômeno do big bang são exibidos na tela de quase vinte metros de altura, levando o visitante a fazer uma imersão na história do planeta.

Quando você já estiver satisfeito da atmosfera do museu e quiser ter um pouco de contato com a natureza, a Fernbank Forest está esperando em seus milhares de metros quadrados para que os visitantes possam seguir a exploração do lado de fora do museu. Existem diversas atividades programadas durante o ano, vale a pena conferir a programação antes de planejar sua visita.

Após a manhã de aventuras e descobertas no museu e na floresta, chega o momento de visitar um outro ponto turístico da cidade: o Atlanta Botanical Garden.

A mostra Imaginary Worlds: A New Kingdom of Plant Giants dá um ar de fantasia ao jardim, com mais de 28 criaturas mágicas distribuídas pelo espaço, criação dos paisagistas do International Mosaiculture of Montreal é um encanto para os olhos das crianças que veem as estruturas com mais de 10 metros de altura e ficam deslumbradas pela perfeição das obras.

Após a visita ao Botanic Garden, é o momento de tirar uma folga, fazer suas compras ou voltar em alguns dos pontos anteriores e certamente já começar a planejar a sua próxima visita para Atlanta.