Com apenas 160 anos de idade, Denver é uma cidade jovem e cheia de energia. Quando a ferrovia transcontinental contornou a cidade na década de 1860, Denver fundou sua própria empresa ferroviária e se estabeleceu como a metrópole mais importante do Oeste. Mais recentemente, em meio a um desenvolvimento sem precedentes, Denver se tornou uma alternativa atraente às cidades costeiras, com a promessa de fácil acesso às Montanhas Rochosas, 300 dias ensolarados por ano e uma das cenas gastronômicas mais dinâmicas do país. É como se o resto dos EUA estivesse finalmente vendo a cidade rainha das planícies através dos olhos de Jack Kerouac, importante escritor norte-americano, que escreveu no seu clássico On the Road: “Agora sim podia ver a silhueta de Denver agigantando-se à minha frente como uma Terra Prometida, lá fora entre as estrelas, através das pradarias”
Dia 1
Comece o seu dia com café da manhã em uma instituição de Denver, Snooze, na histórica Union Station. Desde que foi restaurado à sua glória em Beaux-Arts em 2014, tornou-se um dos melhores lugares da cidade para comer, beber e dormir. Você não encontrará nenhuma cadeia de fastfood aqui. Em vez disso, os passageiros encontram restaurantes premiados e experiências como literalmente receber a sua bebida em uma bandeja de prata. As opções de café da manhã são ótimas, recomendo o Eggs Benedict, mas qualquer uma das opções disponíveis para café da manhã será ótima para começar o dia. Após a primeira refeição, é hora de explorar LoDo – ou Lower Downtown para você fora da cidade.
LoDo é o lar do gigantesco gigante de uma livraria, Tattered Cover, onde você pode pegar uma cópia nova ou usada de praticamente qualquer livro que seu coração desejar. Ou você pode simplesmente vagar pelas adoráveis ruas do bairro até parar em um dos parques da região para descansar por alguns momentos.
Em seguida, siga para a Larimer Square para conferir as lojas lá, mas principalmente para observar os armazéns restaurados de tijolos vermelhos, amarrados com luzes de fadas que agora abrigam várias lojas, restaurantes e bares.
Indo mais para o centro da cidade, caminhe ou pegue o ônibus gratuito pelo agradável 16th Street Mall, onde há artistas de rua no verão e iluminação temática no período de Natal e Ano Novo. É também um ótimo lugar para fazer compras. No outro extremo do centro, fica o Civic Center Park e o Capitólio do Estado, que você pode visitar em um passeio gratuito.
Há muitas opções para o almoço, uma excelente opção é comida mexicana no Illegal Petes ou no D’Corazon. Mas se você se encontrar em Denver entre terça e quinta-feira, confira o Civic Center Eats no Civic Center Park – uma reunião de food trucks com lugar para sentar e música ao vivo, onde você pode encontrar muita variedade, como comida etíope, polonesa e da região britânica da Cornualha.
Depois de uma manhã de comidas incríveis, é hora de gastar as calorias adquiridas. Pegue uma bicicleta da cidade em um dos muitos pontos de ancoragem da cidade e pegue uma das trilhas que seguem o rio – eu recomendaria a trilha South Platte River do Confluence Park.
Denver pode não estar à beira-mar, ver um rio selvagem e furioso que corre pelo coração da cidade é muito especial. Pare no caminho para descansar à sombra nas margens do rio ou em um dos muitos espaços verdes da cidade – os verões de Denver são quentes!
Se você estiver se sentindo corajoso, mergulhe nas águas do rio South Platte no Confluence Park para se refrescar e sente-se ao sol para secar na pequena praia. Para os amantes de aventura ao ar livre, não perca o gigante REI do outro lado do rio, em frente ao parque, que tem sua própria parede de escalada, e você pode até experimentar um caiaque no rio, se quiser.
Agora se você não quiser pedalar, vale a pena tomar um uber até o Parque de Cherry Creek e caminhar em volta do lago.
Ao final do passeio, se precisar fazer compras, o melhor shopping de Denver, Cherry Creek Mall, fica logo ao lado.
Ao final do dia, você tem diversas opções para o jantar. Se ainda estiver por Cherry Creek, uma ótima opção é o Mehak, restaurante tradicional de comida da Índia. Se quiser ir a outros bairros, sugerimos o excelente Russell’s Smokehouse, na Larimer Square, ou a Biju’s Little Curry Shop em RiNo, que é outra ótima opção para curries frescos e saborosos do sul da Índia.
Depois do jantar, é hora de dar um pulo na cervejaria! RiNo – ou o distrito de North River Arts perto de LoDo, que é o lar de uma infinidade de cervejarias fantásticas com salas de degustação – destacamos a Epic Brewing Company, a Great Divide Brewing Barrel Bar e a The Source – um armazém convertido que agora abriga um mercado de alimentos artesanais, incluindo o bar de bebidas Crooked Stave, especializado em cervejas azedas.
Dia 2
Seu segundo dia em Denver começa com o café da manhã em Old South Gaylord, onde você pode saborear ótimos cafés e doces na Devil’s Food Bakery. Passeie por esta agradável área comercial e caminhe a pé ou até Washington Park – ou Wash Park, como é conhecido pelos locais – para passear.
Demora cerca de uma hora para passear pelo lindo Wash Park, onde há vistas para as Montanhas Rochosas e alguns lagos. O parque é um local pacífico que é popular entre os habitantes locais e você verá muitos deles correndo e andando pelo parque nas manhãs ensolaradas.
De Wash Park, vá para outra bonita zona comercial, South Pearl, onde você pode visitar as butiques e depois almoçar na Kaos Pizzeria, que oferece algumas das melhores pizzas de Denver. Se você estiver visitando no domingo, não perca o Farmers Market semanal.
Após o almoço, você pode relaxar em Wash Park ou, se ainda estiver se aventurando, pegar o trem até Littleton, que é uma cidadezinha adorável nos arredores de Denver.
Existem mais ótimas butiques aqui, além de um Tea Cafe, o iN-CHÁ, que tem uma seleção enorme de chás de todo o mundo para escolher, além de alguns bares, se você deseja uma cerveja à tarde. Há também uma série de trilhas curtas à beira-rio aqui.
Depois de se refrescar no hotel, dirija-se ao South Broadway para jantar. South Broadway está cheia de lojas ecléticas, bares de mergulho e muitos ótimos lugares para comer. Você pode obter excelente sushi no Go Fish ou comida gastronômica no Punch Bowl Social, onde também há uma sala de jogos eletrônicos e boliche.
O Red Rocks Amphitheatre é o ponto final da sua noite, se você planejou com antecedência e conseguiu um ingresso para um show ou filme ao ar livre lá e acredite, você não quer perder isso. Red Rocks é um destaque de qualquer itinerário de Denver e é verdadeiramente especial. A qualidade do som é incrível e ver o céu ficar rosa e roxo enquanto o sol se põe sobre a cidade é uma experiência fantástica. Se você não pode participar de um evento no Red Rocks, siga para lá à tarde, faça uma pequena caminhada e admire a vista. É um local verdadeiramente bonito, se você visita de dia ou de noite.
Dia 3
Seu terceiro dia em Denver o verá visitando um lugar muito especial: Golden!
Golden é uma cidade histórica da corrida do ouro no sopé das Montanhas Rochosas, cercada por montanhas e com um rio, Clear Creek, passando por ela. Tome café da manhã no Golden Diner ou no Sassafras, que é espetacular. E então é hora de escolher sua própria aventura!
Há uma série de atividades para você sair da natureza aqui, incluindo tubing nas corredeiras do Clear Creek (não deixe o nome manso te enganar) – basta comprar uma bóia e e seguir as multidões.
Se preferir, também há opções de caminhadas por trilhas ao redor, como a North Table Mountain Park West Trailhead, a South Table Mountain Park e a Windy Saddle Park. São todas excelentes.
Depois de se aventurar, volte para Golden para almoçar no excepcional Sherpa House, para um delicioso buffet nepalês / tibetano. É muito acessível e muito saboroso. Ou se preferir uma pizza, confira a Woody’s Wooded Pizza, que oferece um buffet acessível com salada e sua famosa sopa de queijo com cerveja, além de pizza.
A histórica rua principal de Golden é um local animado para um passeio e há uma variedade de lojas de antiguidades e de segunda mão para passear com todos os tipos de bric-à-brac.
Se você estiver interessado em montanhismo, não deixe de visitar o American Mountaineering Museum.
A Golden também tem algumas excelentes cervejarias artesanais, para que você possa (deveria) passar algumas horas experimentando algumas das cervejas inventivas pelas quais o Colorado é famoso – destaque para Orange Creamsicle Blonde Ale da Barrels and Bottles Brewery, e a Mountain Toad uma variedade inventiva de cervejas e uma agradável esplanada para apreciá-las.
Depois de se refrescar (ou tirar uma soneca), é hora de seguir para Highlands para jantar – a capital hipster de Denver e lar de muitos lugares ótimos para comer e beber.
O Highlands é composto por alguns grandes distritos comerciais, então escolha um: Highlands Square tem pizza no estilo Detroit na Blue Pan Pizza, a Tennyson Street é o lar de um Cat Cafe (gatinhos!) e restaurante vegetariano Vital Root, e Sloan Lake tem seu xará lago, a excelente Joyride Brewing Company e o tradicional Fish and Chips britânico na GB Fish and Chips.