Tofino, com sua paisagem silvestre e natureza pouco explorada pelo homem, está localizada na Costa Oeste da ilha de Vancouver. A cidade que antes era considerada uma vila de pescadores agora é destino para viajantes em busca de contato com a natureza e aventura, aproveitando um cenário encantador em harmonia com a beleza da densa floresta úmida e a costa do Oceano Pacífico.
Dia 1
Comece o primeiro dia em Tofino tomando café da manhã no Long Beach Lodge Resort, localizado de frente para a Cox Bay. Além de contar com excelente gastronomia, o salão do restaurante é lindo e tem vitrais enormes com vista direta a praia e o mar. Após a refeição, vale a pena caminhar um pouco pela areia e apreciar a paisagem.
Em seguida, siga dirigindo pela Pacific Rim Highway até a Rainforest Trail, uma das trilhas mais populares entre moradores e visitantes na área de Tofino-Ucluelet. Ao dirigir pela estrada, controle a velocidade e fique atento, pois se tiver sorte poderá encontrar o famoso urso preto canadense vagando pelas margens da estrada.
Ao chegar na Rainforest Trail, a trilha possui duas trilhas excepcionalmente bem cuidadas e fáceis de seguir, nomeadas como Rota A e Rota B.
A Rota A começa no lado leste da rodovia. Ao iniciar este caminho de 2 quilômetros pela floresta, , deixando o som dos carros para trás, você verá um par de árvores grandes e antigas espalhadas pela trilha – simplesmente se abaixe para passar por baixo delas. A trilha desce por um conjunto de escadas, levando-o para uma parte de folhagem densa na floresta. Seguindo o caminho, você chegará a um cruzamento com uma pequena trilha à esquerda. À direita da trilha, no entanto, há uma árvore majestosa que não pode ser desperdiçada: esta tem quase o dobro da espessura das árvores que a cercam. Mantenha os olhos abertos durante a trilha, você pode se deparar com espécimes de animais inusitadas, como o Banana Slug, uma espécie de lesma que se distinguem no ambiente pela sua coloração amarelada que lembra uma banana.
Continue ao longo da trilha à medida que ela desce e sobe pela floresta até chegar a outro cruzamento com uma trilha curta à esquerda, oferecendo uma vista de um pequeno riacho. De volta à trilha, suba os degraus de madeira e siga o calçadão, pois o leva de volta ao cruzamento. Uma curta caminhada para a esquerda retorna à estrada, onde você atravessa cuidadosamente a rua movimentada e retorna à área de estacionamento.
Ao terminar a trilha A, faça uma pequena pausa para descansar e e siga para a trilha B.
Para começar esse outro circuito de caminhada de 2 quilômetros, siga a trilha de cascalho – que logo se transforma em um calçadão de madeira. No cruzamento, vire à esquerda e siga a trilha que desce mais para a floresta e passa ao lado de belas árvores cobertas de musgo e pequenos riachos. Ao longo do caminho, você encontrará várias placas oferecendo informações sobre o ecossistema local. Continue enquanto a trilha sobe e depois desce novamente, abrindo caminho mais fundo na floresta antes de voltar. Siga a trilha enquanto ela sobe de volta, passando por alguns pontos de vista ao longo do caminho, antes de chegar a junção que você encontrou antes na sua caminhada.
Ao final da trilha, siga para a Long Beach. É assim que costumam chamar esse amplo trecho de areia na costa de Tofino. O local é repleto das mais singulares espécies da fauna canadense, como as lontras, leões-marinhos, baleias brancas, além de estrelas-do-mar, conchas-marinhas, entre outras espécies das ilhas rochosas. Tudo isso ainda cercado pela beleza da floresta canadense, onde o visitante poderá eventualmente avistar algumas espécies de furões, marmotas e esquilos, entre outros curiosos membros da fauna local.
Long Beach faz jus a seu nome, se estendendo por 16 quilômetros da costa belíssima do oeste da Ilha Vancouver. A praia, famosa pelo surfe e vida selvagem marinha, é parte da Reserva Natural do Círculo do Pacífico. Conforme o sol se põe no horizonte, relaxe na areia macia e admire as águas brilhantes de diversos tons.
Se você gosta de surfar, esse é o destino perfeito para isso, as ondas são extremamente favoráveis para essa prática. Tente tirar a foto perfeita de um amigo ou familiar encarando as ondas. Na primavera, você também poderá ver baleias-cinzentas ou baleias-jubarte. A praia é um destino popular entre os observadores de tempestades.
Vale a pena fazer algumas compras antes de ir para a praia e fazer um piquenique enquanto observa o sol se por.
Dia 2
Comece o segundo dia fazendo um passeio para Hot Springs Cove, um parque natural de fontes termais localizado em uma ilha cerca de 40km ao norte de Tofino por vias náuticas. O passeio todo dura cerca de 6 horas que passam voando enquanto você se diverte e vê inúmeras belezas naturais da região de British Columbia.
Para chegar até Hot Springs Cove você precisa fazer uma viagem de barco que percorre o caminho pela costa oeste da Ilha de Vancouver. No caminho você provavelmente encontrará diversos animais selvagens, como baleias, ursos pretos, focas, leões marinhos, papagaios-do-mar, lontras-do-mar e águias, ao mesmo tempo que praias e litorais deslumbrantes passam pelos seus olhos.
Ao desembarcar no cais em Hot Springs Cove você irá se deparar com um calçadão de cedro que inicia uma trilha em meio a uma floresta tropical. Mantenha os olhos abertos durante a trilha, você pode encontrar animais silvestres durante o caminho.
No final desta trilha, que por si só já é um passeio, encontra-se uma sucessão de piscinas termais naturais, uma cascata e uma vista deslumbrante do poderoso Oceano Pacífico. Não há nada mais relaxante do que passar o tempo mergulhando em uma fonte naturalmente aquecida com vista para o Oceano.
À medida que a maré chega, algumas piscinas ficam mais frias, enquanto outras estão longe o suficiente para ficarem agradavelmente quentes. Não deixe de mergulhar sob a cachoeira. Relaxe nas águas quentes antes de refazer a trilha de volta. Não se esqueça de olhar para o oceano quando estiver no barco para não perder golfinhos e baleias passando pela região, fazendo com que toda a experiência seja inesquecível.
De volta a Tofino, siga para a Chesterman Beach e não deixe de ver o por do sol por ali.
Para jantar, recomendamos o The Pointe Restaurant, que fica localizado na própria praia e oferece uma das melhores vistas de Tofino em uma refeição, que oferece pratos de culinária moderna aliada à uma excelente carta de vinhos.
Dia 3
Para iniciar o terceiro dia siga a Port Alberni, uma cidade localizada a cerca de 2 horas de carro de Tofino.
Port Alberni é a cidade perfeita para os amantes da natureza já que o Alberni Valley é o melhor lugar na ilha de Vancouver para se aventurar da maneira que você quiser. Desde Della Falls, a cachoeira mais alta do Canadá e o Monte Arrowsmith, a montanha mais alta do sul da ilha de Vancouver, as opções para entrar em contato com a natureza são muitas.
O Alberni Valley também é o lar de uma impressionante variedade de animais como veados de cauda negra, alces de Roosevelt, castores e ursos pretos. Lobos e pumas chamam esse espaço de lar, mas é improvável que você os encontre pelas ruas da cidade. Nas áreas de alta montanha do Monte Arrowsmith, você pode encontrar a Marmota da Ilha de Vancouver, uma espécie natural apenas nas altas montanhas da Ilha. Já no mar, não são incomuns as visitas de populações de baleias jubarte, orcas, focas e leões marinhos.
Pela cidade, não deixe de conferir as manifestações de arte espalhadas pelas ruas, incluindo as figuras de boas-vindas de Nuu-chah-nulth e a escultura de canoa de baleia e mais de duas dúzias de murais em toda a cidade, como o memorial do tsunami em Kingsway e Argyle, a escultura de Jake James na prefeitura e a fonte de pedra esculpida no Echo Center.
Um outro ponto interessante é a Exposição de Canoas Baleias de Victoria Quay, esculpidas em cedro amarelo, esta escultura é uma homenagem à cultura marítima das Tseshaht e Hupacasath das primeiras nações locais. A escultura foi originalmente abrigada no Museu Real da Colúmbia Britânica em Victoria e agora está em exibição no Victoria Quay. Este monumento em tamanho natural mostra a força e a ferocidade dos baleeiros que foram para as águas abertas com lanças e canoas de madeira para caçar alguns dos maiores mamíferos do mar. A caça à baleia era uma parte muito importante da cultura tribal dos primeiros povos da costa oeste da ilha de Vancouver.
Aproveitando que você estará no Victoria Quay, não deixe de observar os ursos negros em seu habitat natural, do outro lado do estuário do rio Somass. Os ursos negros são uma visão comum no Vale Alberni, e o calçadão é o local ideal para vê-los com segurança enquanto brincam ao longo da costa.
Para o almoço, não deixe de parar na Twin City Brewing, uma cervejaria local que produz a bebida na região e também servem ótimas pizzas para acompanhar.
Após a refeição siga para o MacMillan Provincial Park que abriga o Cathedral Grove.
Cathedral Grove é um remanescente raro e ameaçado de extinção de um antigo ecossistema de abetos de Douglas em todo o Canadá. As maiores árvores do Bosque têm cerca de 800 anos e medem 75 metros de altura e 9 metros de circunferência. Elas são os sobreviventes de um incêndio florestal que devastou a área há 350 anos e a invasão ainda mais devastadora por europeus que colonizaram a ilha de Vancouver desde 1849.
Os povos indígenas modificaram as árvores como parte de seu uso tradicional da floresta. Não muito longe dos gigantes abetos de Douglas, no coração de Cathedral Grove, existem artefatos arqueológicos desprotegidos. Essas árvores culturalmente modificadas são cedros vermelhos que tiveram suas cascas arrancadas para fins aborígenes e cerimoniais. Eles são sinais únicos de ocupação indígena e fornecem evidências de título e direitos aborígines: alguns foram datados de 1137 d.C.
Atualmente, bosques de árvores antigas são raras em todo o mundo. Visitar um deles é uma experiência inspiradora. A Cathedral Grove é um tesouro da biodiversidade da floresta selvagem. Os bosques arbóreos se assemelham às catedrais góticas com suas abóbadas, naves, transeptos e coros que se esforçam para cima. As grandes árvores em Cathedral Grove pertencem a um raro remanescente florestal do habitat de abetos de Douglas que foi dizimado pela exploração industrial. Não existem evidências científicas de que tais florestas, uma vez destruídas, possam se recuperar rapidamente.
Em seguida, pegue a estrada com destino a Ucluelet, uma cidade próxima a Tofino, localizada na península de mesmo nome. Siga para qualquer um dos pontos em que se inicia a Wild Pacific Trail.
A visão de Jim Martin, o fundador da trilha, é criar uma experiência natural acessível, que abraça práticas de construção de trilhas verdes e permita que as pessoas tenham um vislumbre dessa floresta temperada em todos os lugares. A visão de longo prazo da Wild Pacific Trail Society é criar um sistema de trilhas espetacular na costa externa, desde o Farol de Anfitrite até as praias da Reserva do Parque Nacional Pacific Rim.
A maravilhosa preservação da flora e fauna locais é evidente ao caminhar pela trilha. As voltas e reviravoltas que a trilha dá foram calculadas com cuidado para proteger as belas e antigas árvores sopradas pelo vento, proporcionando o cenário mais majestoso da costa a partir de vários mirantes. Toda temporada de verão, a Wild Pacific Trail Society oferece passeios interpretativos dinâmicos gratuitos.
Existem quatro trilhas distintas, com atrações e níveis de dificuldade diferentes. A primeira é a Lighthouse Loop, uma trilha que começa com uma longa caminhada na floresta, em um caminho de cascalho uniforme e montanhoso. A paisagem por dentro das árvores é hipnotizante por sua grandiosidade. Você também terá a possibilidade de ir até Florencia Bay e se maravilhar pela beleza do local graças às pequenas cachoeiras para contemplar.
A segunda opção é o The Amphitrite Lighthouse que se inicia em Florencia Bay, justamente onde a anterior termina. É uma longa caminhada em um caminho de cascalho com uma quantidade estonteante de árvores de aparência requintada passando enquanto você caminha. Este cenário deslumbrante parece ser algo que se encontraria em um livro de histórias. Essas florestas estão repletas de vida e, à medida que você se aproxima do calçadão, a cena muda repentinamente. Haverá uma bifurcação em seu caminho e, se você optar pela opção à esquerda, estará a caminho de uma das mais belas praias de areia que esta área tem a oferecer; Half Moon Bay. Conhecida por estar bem protegida do vento e permanecer ao alcance do sol, pode facilmente ser muito mais quente nesta praia do que em qualquer outro lugar ao redor de Ucluelet.
A terceira trilha, a Artist’s Loop & Ancient Cedars, é a única trilha no parque que segue a costa quase toda a caminhada, permitindo que você tenha tempo de sobra para observar o Oceano Pacífico. Começando como um caminho pavimentado ao longo da costa acidentada, mergulhando mais fundo na floresta em uma caminhada de cascalho até um belo calçadão, essa é uma trilha perfeita para os caminhantes intermediários. A trilha termina em South Beach, conhecida por suas ondas selvagens. Os ventos nesta praia levantam a areia e criam dunas lindamente decoradas, que são absolutamente notáveis ??de se ver. A arte da natureza está presente em todos os aspectos desta incrível aventura.
A última trilha, a Big Beach, é realmente a trilha mais acessível e exclusiva da região. Construída em um tipo único de terra que cresceu após os efeitos de uma geleira, essa experiência no calçadão é como nenhuma outra na área. Comparadas às altas árvores cobertas de musgo encontradas na maioria das outras florestas próximas, essas são bastante curtas. O motivo pelo qual essas árvores são parcialmente atrofiadas se deve às altas quantidades de ácido no musgo de Sphagnum, a partir do qual a floresta cresce. Certifique-se de ficar apenas no calçadão, tomando cuidado para não perturbar a delicada flora ao redor. Essas plantas têm centenas de anos e estão bem preservadas. Essa é a melhor opção para a família, pois essa trilha é agradável para cadeirantes e cadeiras de rodas, e há muita maravilha ao explorar esse passeio extraordinário na floresta.
Independentemente da sua escolha, você irá ter uma experiência inesquecível na Wild Pacific Trail. Ao final do dia, siga de volta para Tofino e jante no RedCan Gourmet, conhecido pela diversidade nos pratos e pelo ambiente agradável.